HISTÓRIA DA UPRA


Descrição

A Universidade Privada de Angola abreviadamente designada UPRA é a primeira Instituição de Formação 100% privada, vocacionada para o Ensino Superior Universitário nos vários domínios do saber, a investigação científica, a pós-graduação, a extensão universitária apoiando directamente à sociedade.

Criada no ano 2000 através do Decreto nº38/00 de 15 de Dezembro como Instituto Superior Privado de Angola tendo passado a Universidade em 2007, através do Decreto-lei nº 28 de 07 de Maio de 2007. Desde a sua criação, a UPRA, tem se destacado em distintas áreas, que nos permite desde a sua criação a data presente, realçar o seguinte:

Primeira Universidade em Angola a realizar cerimónia de Outorga de Diplomas;

Primeira Universidade em Angola a oferecer e ministrar os cursos de Comunicação Social; Ciências Farmacêuticas; Odontologia; Fisioterapia; Psicologia Clínica; Gestão Hoteleira e Turística;

Em simultâneo com outra Instituição concorrente, foram as primeiras a ministrar e oferecer o curso de Relações Internacionais;

-Primeira Universidade a oferecer e ministrar o curso de Mestrado em Gestão Hospitalar;

-Primeira Universidade Privada a realizar (desde 2014) as jornadas da Comunicação, intitulada “Semana da Comunicação da UPRA”;

-Primeira Universidade Privada a conquistar o título de Campeã Universitária em Basquetebol Masculinos;

-Conquistou vários títulos em diversas modalidades desportivas universitárias (ténis de mesa; futebol 11; xadrez; Voleibol);

-Primeira Instituição de Ensino Superior a formar Grupo Coral, que ao longo dos anos apresentou-se em vários palcos;

Desde o ano 2005 que ampliamos o nosso raio de intervenção com a criação e entrada em funcionamento de dois Pólos, sendo o Instituto Superior da Tundavala –Huíla (IPS Tundavala) e o Instituto Superior de Cabinda – Cabinda (IPS Cabinda);

Actualmente a UPRA possui três Faculdades, sendo:

Faculdade de Ciências Exactas. Arquitectura e Urbanismo; Engenharia Civil; Engenharia Informática; Engenharia Mecânica.

Faculdade de Ciências Sociais Humanas e Politicas. Comunicação Social; Gestão e Contabilidade; Psicologia; Relações Internacionais; Turismo e Gestão Hoteleira.

Faculdade de Ciências da Saúde. Ciências Farmacêuticas; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina; Odontologia.

A alta administração da Universidade, tem feito um contínuo esforço de qualificação do seu corpo docente, de actualização dos seus equipamentos e de renovação das suas práticas pedagógicas, tendo sempre em vista um ensino que apenas se subordina aos princípios da qualidade, da ética e do rigor científico!

Com estes objectivos, a UPRA tem estabelecido um conjunto de convénios com diversidades Instituições nacionais e internacionais, que permitem aos estudantes e não só, oportunidade de aceder aos vários programas de intercâmbio!

Até 2018 a UPRA formou e lançou ao mercado mais de 5 mil Licenciados em distintas áreas e um número considerável de Mestres na área de Gestão Hospitalar.

Na expectativa de responder as exigências do presente, a UPRA assumiu e tudo tem feito para concretizar o Campus Policlínico Universitário – uma estrutura imponente que irá suportar o ensino, aulas práticas, pesquisa, actividades de extensão universitária e não só dos cursos de saúde! Estamos a desenvolver o projecto de reordenamento urbano da longínqua comuna do Dando, província do Bié, município do Nharea, que irá proporcionar maior qualidade de vida aos habitantes da referida comuna, pois, entendemos que a formação universitária não pode reduzir-se a uma mera instrução técnica, orientada para o desempenho de uma profissão!

Queremos continuar a crescer, fazendo com que mais angolanos através da formação, do treinamento, da investigação, estejam mais bem capacitados para apoiar a construção de uma Angola próspera e integradora.